3 minutos de leitura

Stack Overflow é o maior site de perguntas e respostas sobre programação que existe. Você pode utilizar a versão em Português caso não seja fluente em Inglês.

O site foi criado em 2008 por Joel Spolsky e Jeff Atwood, ambos donos de blogs de programação muito populares. Spolsky e Atwood queriam lançar um portal de perguntas e respostas diferente dos demais existentes na web.

O site fez muito sucesso e logo conseguiu milhares de usuários,. Diferentemente de sites com fóruns, onde as pessoas fazem pergunta após pergunta e a resposta só é revelada após 27 páginas de discussão, o Stack Overflow oferece um portal de perguntas e respostas, literalmente.

No Stack Overflow existe uma ou mais respostas para cada pergunta, com menos discussão e mais respostas! As melhores respostas são votadas e o site ordena por votos, tornando assim muito mais fácil de alguém de fora tirar sua dúvida e achar a resposta que precisa (sem ter que procurar na página 26, 27, 28…).

Outro grande diferenciador do Stack Overflow é o uso da gamificação, com pontos de reputação e medalhas para engajar os usuários.

Reputação

Você pode ganhar reputação tendo uma pergunta ou resposta votada. Para uma lista completa veja a página sobre reputação.

Em certos níveis de reputação a comunidade lhe confia privilégios, como editar uma pergunta ou resposta, votar para fechar uma pergunta, criar comentários, votar, etc.

Lista completa de privilégios.

Medalhas

Existem 3 tipos: ouro, prata e bronze. Há uma serie de coisas diferentes que você pode fazer para ganhar uma medalha. Confira a lista completa de medalhas e como obtê-las.

Comunidade

A comunidade, apesar de ser gigante, consegue se manter porque ela cuida de si mesma. Usuários podem obter reputação e com isso liberar privilégios que permitem que eles mesmos moderem a comunidade.

Parece legal, quero participar!

Para acessar basta se logar com uma conta do Google ou Facebook.

Antes de fazer uma pergunta leia o guia How to Ask.

Não sou programador, mas parece legal!

O inicio de tudo foi pelo Stack Overflow, mas com o crescimento eles criaram centenas de ramificações.

Gosta de…

Confira a lista completa de sites aqui.

Estatísticas do StackOverflow

As estatísticas estão sempre disponíveis em stackexchange.com/sites#traffic

Stack Overflow (8 anos, 6 meses)

  • 13 milhões de perguntas
  • 21 milhões de respostas
  • 72% de perguntas tem uma ou mais respostas
  • 6.5 milhões de usuários cadastrados
  • 6 milhões de visitas por dia
  • 6.6 mil perguntas por dia

Grandes empresas

Tecnologias utilizadas

A lista completa de todas tecnologias que eles utilizam no Stack Overflow pode ser encontrada em meta.stackexchange.com/which-tools-and-technologies-are-used-to-build-the-stack-exchange-network