Discovery: depois do Inception, a descoberta - Bravi

howciee

Discovery: depois do Inception, a descoberta

Discovery: depois do Inception, a descoberta

6 minutos de leitura

Se a tecnologia avança, quem aposta na capacitação a distância não pode ficar estagnado.

Pensando nisso, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de São Paulo, uma das maiores instituições do Brasil quando o assunto é integrar estudantes e empresas, decidiu investir em uma nova ferramenta de LMS (Learning Management System).

Também conhecida como Sistema de Gestão de Aprendizagem, essa plataforma de ensino online permite oferecer cursos e fazer toda a gestão da modalidade de ensino a distância, com controle de acessos, fornecimento de materiais e realização de exames.

O CIEE escolheu o Canvas como sua nova ferramenta de LMS, e foi isso que aproximou a empresa da Bravi, já que nós somos o parceiro para customizar a ferramenta no Brasil.

Antes de customizar a plataforma, no entanto, era necessário compreender em detalhes os desejos do CIEE, para descobrir se o Canvas seria capaz de suprir todas as necessidades.

Mas há um desafio: quem não é da área pode ficar confuso no momento de definir prioridades e elencar os recursos desejados. Se o projeto começar de forma equivocada, fica bem mais difícil alcançar um resultado satisfatório no final.

Por isso, a Bravi deslocou uma equipe até São Paulo, onde desenvolveu a atividade de Inception.

Nesse trabalho, que exige imersão no cotidiano do cliente, nossos profissionais conseguem diagnosticar todas as necessidades do projeto, e elaboram junto com o cliente uma proposta de solução dentro do escopo de atuação da Bravi.

No caso do CIEE, a Bravi enviou um Tech Lead, um especialista em UX e outro em UI. A ideia inicial era fazer um inception padrão, desenhando as jornadas e alguns protótipos, mas descobrimos que a necessidade da empresa era muito maior do que o projetado inicialmente.

Era necessário desenvolver um sistema de educação a distância para o CIEE por meio da customização do Canvas. 

Havia necessidade de um portal tanto para o público interno (funcionários do CIEE) como para o externo, focado nos estagiários e aprendizes que fariam os cursos.

Nosso relacionamento começou pelo portal voltado ao público interno, chamado de Universidade Corporativa. Foi a nossa primeira entrega para o CIEE, e envolveu um complexo planejamento para conseguir colocar a plataforma no ar nos prazos estipulados. 

Antes de avançar para explicar em detalhes como ocorreu o desenvolvimento da Universidade Corporativa, precisamos lembrar que nosso primeiro contato com a empresa foi em abril de 2017, quando eles deram o pontapé inicial ao processo de transformação digital. 

Em setembro do mesmo ano, a Bravi realizou o Inception na sede do CIEE em São Paulo, e recebeu a autorização para iniciar os processos no mês de dezembro.
Apesar das dificuldades que surgiram no momento de entender o problema do CIEE e desenvolver a primeira proposta de solução, os maiores desafios ainda estavam por vir. E é isso que veremos na jornada da Bravi com o CIEE.