Discovery: a inovação como solução - Bravi

howMobileTech

Discovery: a inovação como solução

Discovery: a inovação como solução

5 minutos de leitura

Os primeiros dias em um novo emprego são repletos de desafios. Logo de cara, você precisa entender a dinâmica da empresa: os processos internos, os fluxos de trabalho e as rotinas às quais todos os outros funcionários já estão habituados.

Enquanto tudo isso acontece, você também precisa aprender a linguagem da empresa: aqueles jargões que todos usam no dia a dia, mas que parecem um idioma estrangeiro para quem está aterrisando.

É muita informação para assimilar ao mesmo tempo, concorda?

Agora imagine essa profusão de expressões, termos e abreviações nos corredores de uma empresa que é líder global no desenvolvimento de soluções para smartphones, processadores e roteadores wireless.

Essa empresa, percebeu que o idioma próprio da companhia, com suas siglas e abreviações, estava dificultando — e postergando — a evolução dos novatos.

São mais de 30 mil funcionários distribuídos em quase 140 cidades espalhadas por todos os continentes. Em um universo particular desta dimensão, é natural que haja dificuldade para absorver as novidades e conhecer a linguagem.

Para resolver esse problema, a empresa optou por uma solução diferente: em vez de horas de treinamentos com uma avalanche de informação, eles decidiram investir em um app capaz de educar os novos funcionários.

A estratégia foi simples, mas inovadora: utilizar o mobile learning e a gamificação para acolher os funcionários e otimizar o processo de aprendizado. 

Juntos, Bravi e o cliente tinham a missão de implementar uma solução capaz de responder a quatro grupos de questionamentos:

Linguagem: Como os novos funcionários podem aprender rapidamente o vocabulário da empresa?

Cultura: Como eles podem aprender sobre a empresa e sua história para conhecerem a visão e os valores da companhia?

Recursos: Orientações podem levar a um excesso de informações. Papéis serão perdidos. Como eles podem encontrar recursos verdadeiramente úteis nesse caminho?

Integração: Como eles podem questionar as perguntas corretas para estarem rapidamente integrados aos times?

Começava a nascer um aplicativo que reúne os cem principais jargões da empresa, e que passou a ser utilizado por todos os novos funcionários para aprender a linguagem da empresa.

Mas como esse aplicativo foi desenvolvido? Com base em quais teorias de aprendizagem o app foi desenhado? Por que a gamificação foi adotada, e como foi implementada? 

As respostas para essas perguntas você acompanha na próxima etapa, quando falamos do nosso journey com o cliente.