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Criado por uma empresa aliada ao Google, o Design Sprint é uma metodologia ágil que vem se popularizando nos últimos anos.

Em formato de sprint, o Design Sprint permite descobrir, em cinco dias, se uma ideia de negócio, produto ou serviço faz sentido para os consumidores.

Além de facilitar e agilizar o aprendizado — o que é almejado por todas as empresas que buscam a transformação digital —, o Design Sprint evita gastos expressivos com o projeto antes de existir uma validação da ideia.

Na prática, economiza-se tempo e recursos em busca de soluções que realmente façam sentido para o consumidor final.

Neste artigo, você vai entender na prática o que é o design sprint, como funciona cada etapa desta metodologia ágil, o que esperar dela e como aplicá-la no dia a dia.

Vamos juntos?

O que é Design Sprint

Concebido na Google Ventures (GV), uma empresa braço do Google, o Design Sprint foi pensado para testar ideias de negócios em pouco tempo.

Em cinco dias, essa metodologia permite reconhecer um problema, propor soluções, prototipar e testar junto aos usuários, para descobrir se o projeto tem futuro.

Em um contexto em que aprender rápido é mais importante do que falhar rápido, o Design Sprint usa técnicas de design, Design Thinking e prototipagem para responder perguntas cruciais de empresas que estão interessadas em um novo produto ou serviço.

Na página oficial do Design Sprint, um dos argumentos utilizados para defender a metodologia é justamente a economia de tempo.

“Trabalhando em equipe em um sprint, você pode interromper o ciclo infinito de debates e comprimir meses de trabalho em uma única semana. Em vez de esperar para lançar um produto mínimo para entender se uma ideia faz sentido, você ganha informações claras de um protótipo real.”

Funciona como um super-poder: você avança no tempo para descobrir o produto final e entender a reação dos consumidores, sem precisar de gastos expressivos para isso. 

Para quem o Design Sprint é recomendado

A velocidade do Design Sprint é desejada especialmente por startups que estão dando seus primeiros passos, porque elas não podem se dar ao luxo de ficar meses concebendo uma ideia e prototipando para, só então, descobrir se faz sentido.

Nas startups, entender o problema e testar as soluções é um processo que precisa ser o mais rápido possível, ao menor custo possível.

Mas as startups não são as únicas interessadas nessa velocidade. 

Listamos, a seguir, quem pode se beneficiar do Design Sprint:

  • Startups
  • Empresas de tecnologia
  • Empresas interessadas em lançar um produto
  • Empresas interessadas em entender um serviço
  • Grupos que têm ideias que precisam ser amadurecidas
  • Grupos com projetos internos que ainda não foram validados

Ou seja: o Design Sprint pode ser usado por qualquer grupo de pessoas, em uma empresa, entidade ou instituição, que precisa validar uma ideia diretamente com os consumidores.

Como funciona o Design Sprint

Agora que você já sabe o que é o Design Sprint e para quem ele é recomendado, chegou a hora de entender como funciona, na prática, essa semana de sprint.

Idealmente, o Design Sprint foi pensado para durar uma semana. Por isso, os idealizadores da metodologia ágil pensaram em uma etapa para cada dia, começando pela segunda-feira.

Nesse caso, o tempo de trabalho vai ser de aproximadamente 40 horas

Dependendo do seu projeto e das suas aspirações com a metodologia, é possível modificar esses prazos. Mas, neste artigo, vamos abordar o Design Sprint da maneira como ele foi concebido originalmente: cinco dias, começando pela segunda-feira. 

Segunda-feira

Na segunda-feira, todos os representantes da equipe se reúnem para o início do trabalho, que consiste em reconhecer, entender e mapear o problema.

Nesta etapa, vocês precisam pesquisar o máximo de informações possível para entender a fundo o problema que será solucionado. 

É natural que as ideias comecem a surgir neste momento, mas deixe-as de lado por um momento, para focar apenas no problema.

Nesse dia, vocês também precisam alinhar todas as informações, para que não haja qualquer tipo de conflito durante o processo.

Terça-feira

O segundo dia de sprint é dedicado a desenhar e esboçar as ideias que surgiram na segunda-feira, quando vocês conheceram o problema em detalhes. 

É hora de reunir todas as ideias e refiná-las, propondo hipóteses. No início do trabalho, o ideal é que cada um elabore ideias individualmente, para depois compartilhar com o grupo. 

Não fique apegado à ideia que você deu, foque em encontrar as melhores ideias em conjunto.  

Nesse momento, todas as ideias devem ser analisadas de forma crítica, para que apenas as melhores prosperem. 

Quarta-feira

Depois de refinar todas as ideias, chegou a quarta-feira, o momento de definir qual caminho seguir

Neste terceiro dia, vocês descartam as ideias que não serão utilizadas e se aprofundam naquilo que será realmente utilizado. 

Nesse dia, também é o momento de montar um passo a passo para criar o protótipo, que será concebido no próximo dia.

Quinta-feira

Finalmente, chegou o momento de prototipar: colocar a mão na massa. 

Com base naquilo que foi criado na quarta-feira, vocês vão construir o protótipo

Para que o processo funcione e seja eficiente, a melhor estratégia é trabalhar com as ferramentas de prototipagem que vocês já conhecem. 

No final do dia, você precisa ter o protótipo pronto para ser testado no dia seguinte. 

Sexta-feira

Chegou a sexta-feira, a etapa de testes. 

O objetivo é testar os protótipos com pessoas reais — os consumidores.

Todas as etapas são importantes, mas a sexta-feira é fundamental, porque é o dia que vai proporcionar o aprendizado real para o seu projeto. 

É por isso que você precisa ficar atento às reações e feedbacks dos usuários, ouvindo com atenção cada depoimento. 

Tudo que for dito na sexta-feira será valioso para entender se o projeto tem futuro, se é necessário abandonar a ideia ou corrigir a rota.

Ao final do dia, todo mundo se reúne para avaliar os resultados os sprint e propor os próximos passos do projeto.

A ideia é propor um debate o que o deu certo, o que poderá ser aproveitado e o que precisa mudar.

Quem participa do Design Sprint

Idealmente, a equipe que vai participar do Design Sprint deve ser multidisciplinar. 

Isso significa que o conhecimento e as habilidades de cada integrante do grupo devem complementar a dos outros, para que, em unidade, a equipe se torne mais forte e capacitada. 

Em geral, empresas de tecnologia se dividem da maneira que haja pelo menos um dos seguintes profissionais na equipe que vai participar do sprint: 

  • Designer (para que as ideias fiquem no campo do tangível)
  • Stakeholder (dono do projeto, CEO da empresa, etc.)
  • Product Manager (com profundo conhecimento sobre os usuários
  • Desenvolvedor (com conhecimento técnico para executar o projeto)
  • Facilitador (capaz de comandar as sessões coletivas, como faz o Scrum Master no Scrum)

Design Sprint 2.0

Recentemente, foi lançada a versão 2.0 do Design Sprint, com algumas mudanças em relação à versão original. 

A principal mudança está no número de dias: enquanto o Design Sprint foi pensado em cinco dias, o Design Sprint 2.0 é focado em quatro dias.

Para fazer isso, as etapas de mapear o problema, propor hipóteses e desenhar as soluções foram otimizadas para serem realizadas em dois dias, em vez de três.

Outra diferença fundamental está no fato de que o Design Sprint foi idealizado para startups, enquanto o Design Sprint 2.0 pode ser utilizado por empresas já consolidadas, que pretendem testar uma ideia de projeto. 

Conclusão

E aí, gostou do texto? 

Como você viu, o Design Sprint é bem útil para equipes que desejam trabalhar em conjunto para encontrar soluções para problemas complexos — sempre com foco no usuário.

Além da velocidade, outra vantagem desta metodologia ágil é a praticidade. As mesmas ideias podem ser aplicadas a praticamente qualquer projeto.

Aqui na Bravi, usamos essa técnica com frequência, assim como outras metodologias ágeis, como o Scrum, o Design Thinking e o Kanban. 

Nós recomendamos! E você, já conhecia o Design Sprint? Compartilhe com a gente suas impressões!