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Você já ouviu esse mantra por aí, seja no contato com o mundo das startups ou com empresas que nasceram da tecnologia: fail fast!

A missão, segundo aqueles que acreditam nessa teoria, é testar várias alternativas e falhar rapidamente, sem postergar o prejuízo e o sofrimento em projetos fadados ao fracasso. Recomeçando rapidamente com a trajetória corrigida, o sucesso estaria mais próximo. 

Só que fracassar rápido não é mais suficiente. Jeanne Ross e Nils Fonstad, dois pesquisadores do MIT Center for Information Systems Research, descobriram que o processo de falhar rápido agrega muito pouco valor às empresas — o segredo, segundo eles, está em aprender rapidamente.

No estudo publicado recentemente com o título Learn from Hypotheses, Not Failures, eles revelam por que os dados coletados na pesquisa contradizem a ideia vigente de fail fast. “Com frequência, líderes supõem que o fracasso leva a um grande aprendizado. Mas nossos dados não sustentam essa afirmação”. 

O motivo é simples: na maior parte dos casos, o fracasso pode ser causado por múltiplos fatores. Como resultado, fica muito difícil extrair lições úteis desse processo. 

Esqueça o fail fast: o segredo está em aprender rápido

Learn fast is the new black. Mais do que falhar com velocidade, as empresas precisam adquirir a capacidade de aprender rápido. “Fracasse rápido” dá lugar ao “aprenda rápido”.

“Para que as empresas consigam minimizar os custos do aprendizado organizacional, nós descobrimos que elas precisam se estruturar em torno de equipes multifuncionais, capacitadas com habilidades para fazer as perguntas certas. Depois disso, os times — e a empresa como todo — poderão criar hipóteses e testá-las, para realmente aprender”, escrevem os autores.

É aí que a inovação surge: quando sua empresa descobre como aprender rapidamente a resolver os problemas do cliente. 

As conclusões de Ross e Fonstad têm consistência. No estudo, eles investigaram empresas do porte de DBS Bank, LEGO, Toyota, Royal Philips, Audi e Deutsche Telekom, entre outras.

Mas não são apenas as grandes organizações que precisam descobrir como aprender rápido. Quer entender como aplicar essa mudança de paradigma na sua empresa para alcançar a transformação digital? Selecionamos algumas dicas. Acompanhe.

Como aprender rápido rumo à transformação digital

Para que sua empresa passe a aprender rápido, você vai precisar promover uma mudança estrutural. Não é do dia pra noite que os seus funcionários vão implementar essa cultura na empresa, mas você precisa ser paciente e dar os primeiros passos. 

A seguir, reunimos as melhores dicas para começar a mudança hoje.

Use e abuse das hipóteses

Quem tem a inovação como ambição frequentemente peca em começar seus processos por uma resposta ou solução prévia. Essa conclusão pode ser precipitada, porque não há um esforço de tempo e recursos para examinar e estudar aquilo que foi assumido previamente.

Práticas como o design thinking propõem exatamente isso: retroceder um passo, validar o que foi assumido previamente e articular, desenvolver e explorar hipóteses

Essa mudança de paradigma proposta por Fonstad e Ross vai de encontro à cultura do “action-first”, que estimula ações em primeiro lugar. Quando você testa hipóteses, consegue viabilizar atitudes com maior significado para os objetivos da empresa. 

Crie equipes capacitadas, multifuncionais e horizontais

O conceito de times horizontais, em que a hierarquia tem um peso menor para as decisões do dia a dia, é fundamental para quem deseja criar uma empresa que aprenda rápido.

Na hierarquia tradicional, em que a informação vem de cima para baixo, é impossível aprender rápido. Isso porque, lá na ponta, os funcionários precisam de autonomia para testar e agir, em vez de ficar reportando dúvidas aos superiores.

Quem está acima na hierarquia precisa focar em considerar todas as hipóteses possíveis e guiar a equipe. Enquanto isso, a equipe, que tem profissionais multifuncionais e capacitados, consegue agir rapidamente com base naquilo que aprendeu. 

Mude o sistema de recompensas

Se você quer buscar a inovação e deseja que sua empresa aprenda rapidamente, precisa mudar o mecanismo de incentivos e recompensas para valorizar aqueles que provarem serem capazes disso.

Se o sistema de recompensas e remuneração não mudar para valorizar as atitudes e resultados que são provenientes de um rápido aprendizado, o esforço será em vão.

Isso significa que você precisa remodelar todo o sistema de metas da sua empresa, colocando como alvo aquilo que é fruto do aprendizado no dia a dia. 

Em vez de somente premiar quem vende mais ou termina mais tarefas em menos tempo, por exemplo, você pode premiar quem descobre como executar uma tarefa de maneira mais inteligente, com economia de recursos, de forma mais assertiva, de maneira a gerar mais valor para os clientes.

E aí, gostou do texto? De posse dessas informações, vai ficar mais fácil implementar a transformação digital na sua empresa. 

Se precisar de ajuda, conte com a Bravi como sua parceira nesse processo. Até mais!

We do! Learning fast.