10 vantagens do e-learning no mercado corporativo
10 vantagens do e-learning no mercado corporativo
4 minutos de leitura
Ensino à distância (EaD)
É uma modalidade de educação não-presencial oferecida por meios de comunicação e tecnologias, que ocorre geralmente em tempos e locais diferentes. No Brasil, o ensino à distância surgiu em 1904 e começou oferecendo cursos de qualificação profissional por correspondência, como curso de datilografia.
Com o passar do tempo, o EAD foi evoluindo conforme os meios de comunicação e tecnologias existentes, sendo oferecido via rádio, televisão e internet. Essa última foi responsável pelas proporções e alcances que o EAD possui hoje.
Conforme o Censo da educação superior de 2016 divulgado pelo Ministério da Educação, o Brasil conta com quase 4,5 milhões de alunos matriculados no ensino à distância em cursos de graduação, cursos corporativos e não corporativos.
A necessidade de um estudo cada vez mais dinâmico e flexível faz com que diversas escolas, universidades e empresas busquem ferramentas e soluções para que possam oferecer seus cursos de maneira mais atrativa para seus públicos.
Essas soluções nos dias de hoje geralmente estão atreladas ao uso da internet na disseminação do conteúdo e é o que define-se como e-learning.
O que é e-learning
É a aprendizagem com base nos meios eletrônicos, que passou a adotar o “e” da expressão na era da internet, ou seja, é a propagação de conteúdos com o uso da internet. O e-learning é uma das modalidades de ensino à distância, que pode ser oferecido em diversos tipos de cursos online e soluções tecnológicas para a educação.
Existem três diferentes modos de se aplicar o e-learning. O primeiro é o modo síncrono, quando o aluno e o professor estão obrigatoriamente interagindo ao mesmo tempo, como, por exemplo, telefone, chat, vídeo/webconferência. É o modo que mais se parece com o ensino tradicional presencial.
Já no modo assíncrono é ao contrário, a interação entre aluno e professor não acontece em tempo real, e temos como exemplos: e-mail e fórum. Há ainda um terceiro modo que é o híbrido, ele usa os dois modos anteriores juntos.
Diversas soluções tecnológicas utilizam o modo assíncrono, mas sem professor. Isso ocorre com aplicativos para disseminação de conteúdo, por exemplo. Dessa maneira o aluno estuda sozinho, em um auto-treinamento com conteúdos disponibilizados por quem está oferecendo o curso.
O mercado corporativo é adepto do uso do e-learning para capacitar, desenvolver e para que os funcionários se mantenham sempre atualizados quanto às novidades do setor que atuam. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais na educação continuada, o que é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento do negócio.
10 vantagens do e-learning no mercado corporativo
- Facilidade de acesso, basta ter uma conexão à internet e terá todo o conteúdo completo do curso a qualquer hora e em qualquer lugar;
- Ritmo de aulas e aprendizado definido pelo próprio aluno;
- Praticidade de acrescentar, modificar e complementar os conteúdos através de plataformas com estruturas LMS (Learning Management System);
- Resultados e métricas individuais por funcionário, o que facilita saber quais pontos devem ter uma maior atenção para atingir os objetivos;
- Possibilidade de oferecer treinamentos com conteúdos diferenciados conforme a área de atuação de cada funcionário;
- Propagação da cultura empresarial, os funcionários se habituam e incorporam os conceitos de missão, valor e os objetivos da empresa;
- Redução do tempo de aprendizado e dos custos com treinamentos para o aluno e para a instituição responsável pelo EAD (universidade, empresa, etc.);
- Sem número máximo de funcionários por treinamentos;
- Redução do tempo para um novo funcionário atingir seu ponto máximo de desempenho;
- Maior engajamento e interação entre os funcionários com a discussão e troca de informações trazidas pelos cursos.
A alta competitividade entre as empresas e a enorme quantidade de informações que precisam passar e disponibilizar aos seus funcionários fez com que diversas organizações adotassem o e-learning como alternativa e complemento aos tradicionais treinamentos presenciais.
O e-learning é um tipo de treinamento que tem uma forma simples, de rápida propagação e com alta taxa de eficiência para melhorar a performance dos funcionários e os resultados desejados pela empresa.
Referências: