Data scientist ficou sexy: entenda por que sua empresa precisa de um cientista de dados hoje
Data scientist ficou sexy: entenda por que sua empresa precisa de um cientista de dados hoje
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Corria o ano de 2012 quando a Harvard Business Review (HBR), uma das revistas sobre negócios mais influentes do mundo, cravou: data scientist, o cientista de dados, é a profissão mais sexy do século XXI.
O artigo, assinado pelo professor Thomas Davenport, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology – MIT, e pelo cientista de dados DJ Patil, foi inspirado em uma frase cunhada por Hal Varian, então economista-chefe do Google.
“A profissão mais sexy dos próximos dez anos será a de cientista de dados. As pessoas acham que estou brincando, mas quem teria adivinhado que engenheiro da computação seria a profissão mais sexy dos anos 90?”.
O que faz um cientista de dados?
Os cientistas de dados são os profissionais responsáveis por encontrar, em meio ao caos gerado pelo big data, informações e insights que possam ser úteis às organizações, a ponto de influenciar o crescimento da empresa, colaborar com a agilidade dos processos, criar novos produtos ou captar clientes.
Ou seja: eles misturam conhecimentos de programação, matemática e análise de sistemas para analisar, interpretar e refinar aquilo que todas as empresas, sem exceção, geram a todos os segundos — dados.
Mas por que a escolha pela palavra “sexy” para definir esses profissionais? A chave para entender o termo está no desejo que esses profissionais, por suas competências e raridade, provocam no mercado.
“Se ‘sexy’ significa ter qualidades raras pelas quais há uma enorme demanda, os cientistas de dados estão aí. Eles são difíceis e caros de contratar e, dada a alta competição pelos seus serviços, difíceis de reter. Simplesmente não há muitas pessoas que combinem conhecimentos científicos com habilidades computacionais e analíticas”, escrevem os autores no artigo da HBR, para justificar o uso pelo termo.
Agora que você já entendeu por que o cientista de dados é tão “sexy”, chegou a hora de compreender por que a sua empresa não pode abrir mão de um profissional como esse no caminho para a transformação digital.
Transformação digital passa pelo cientista de dados
Sua empresa está preparada para o processo de transformação digital? A tecnologia tomou conta de praticamente todos os setores, serviços e produtos da sociedade, e adaptar-se a essa realidade já não é uma vantagem competitiva — é uma questão de sobrevivência.
Diante do enorme volume de dados gerados a todo o momento, a sua empresa tem duas opções. Você pode escolher ignorar essas informações ou abraçá-las para extrair insights relevantes para o futuro da sua empresa.
Nessa missão, o cientista de dados é indispensável, porque consegue aliar tecnologia, inteligência artificial, análise e estatística com o mercado em que a sua empresa atua.
Se você não ainda não sabe quando vasculhar o mercado para encontrar esses profissionais, a resposta é simples: hoje.
Demanda por data scientists é crescente
Em uma resposta publicada na Quora, o cientista de dados Akash Dugam alerta para a urgência dessa adaptação por parte das empresas. “Quando você considera que em 2020 o mundo vai gerar 50 vezes mais dados do que gerou em 2011, não é uma surpresa que haja tantas pessoas se esforçando para que o uso de dados se torne ainda mais difundido”, escreve.
Além disso, não há sinais de que a avalanche de dados tenha hora para diminuir de intensidade.
Por isso, quem não tiver cientistas de dados no time vai fatalmente sofrer, como explicam os autores do artigo publicado na HBR. Isso porque a transformação digital não é uma chave que você consegue girar sozinho na empresa.
“Se as empresas ficarem de fora dessa tendência por falta de talentos, elas correm o risco de ficar para trás à medida que concorrentes e parceiros obtêm vantagens quase inatacáveis. Pense no big data como uma onda gigantesca se formando. Se você quiser pegá-la, precisará de pessoas que possam surfar”, finalizam.
Só que, mais do que um cientista de dados, você vai precisar internalizar a transformação digital na sua empresa. Para fazer isso, não há segredo: é preciso definir a trajetória, abraçar a mudança e trabalhar muito ao lado de parceiros relevantes, que compartilhem do mesmo propósito.
E aí, esse texto fez sentido para você? A Bravi é parceria na transformação digital de empresas de todos os portes. Vamos conversar?