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Primeiro, um choque de realidade: não é do dia para a noite que você vai transformar sua empresa em um organismo data-driven, que tem o uso de dados como guia para a transformação digital. 

Mas você pode acelerar esse processo se investir para implementar a cultura data-driven na prática. Uma das melhores estratégias para quem tem pressa é transformar os colaboradores em agentes da mudança.

Quando o data-driven está incorporado ao dia a dia da empresa, os dados tomam conta da organização e guiam as decisões de todos os setores, o tempo todo. Cada funcionário vira um disseminador — consegue apontar soluções, corrigir erros e propor novas abordagens que levem em consideração os dados que são gerados pela companhia.

Promissor, né? Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas simples para treinar e capacitar seus colaboradores em busca da empresa 100% data-driven. Antes disso, porém, precisamos relembrar alguns motivos pelos quais essa estratégia é vital para quem pretende se manter à frente da concorrência.

Por que implementar o data-driven na sua empresa

Como você já sabe, data-driven é um termo utilizado para definir empresas, organizações ou instituições guiadas por dados.  

Quando o data-driven está incorporado à empresa, o achismo e o famoso “feeling” dá lugar à lógica precisa dos dados no momento de tomar decisões, alocar recursos ou montar estratégias, porque o processo de decisão é orientado a dados.

Além de ganhar eficiência na tomada de decisão, você também ganha agilidade, porque sabe qual caminho seguir sempre que um problema aparece.

O data-driven também garante previsões mais assertivas, reduz custos, conecta diferentes setores da empresa, torna a informação mais transparente e acessível, e ainda dá autonomia aos membros da equipe.

Motivos de sobra para você apostar nessa estratégia rumo à transformação digital, concorda? Veja, a seguir, como fazer isso no dia a dia e inspirar seus funcionários. 

Como treinar sua equipe para abraçar o data-driven em 5 passos

1. Contrate ou forme líderes para fomentar o data-driven

Sem lideranças capacitadas, você não conseguirá transformar sua empresa em data-driven, e muito menos educar e capacitar os funcionários. Por isso, dê valor a um CDO (Chief Data Officer) capaz de revolucionar a cultura da sua empresa.

Além disso, também é importante valorizar outras posições, como a do cientista de dados, que vai ser responsável por atuar nos bastidores na análise de dados da sua empresa. Sem profissionais desse tipo na sua equipe, criar uma cultura data-driven será muito mais cansativo e trabalhoso, porque você terá dificuldades para lidar com a inteligência artificial de forma efetiva.

2. Invista em recursos para medir, extrair, filtrar e analisar

Se você quer implementar uma empresa data-driven de fato, é fundamental investir em processos e tecnologias que permitam medir, extrair, filtrar e analisar os dados gerados pela sua empresa.

Os dados serão a matéria prima para o CDO e o cientista de dados trabalharem, e devem estar ao alcance de praticamente todos os funcionários em uma empresa data-driven. Isso talvez signifique que você vai precisar adotar outro sistema de gestão, mudar a maneira como controla o estoque ou mede o desempenho dos funcionários. Esteja pronto para investir e mudar — a transformação é essencial quando falamos em data-driven. 

3. Dê poder aos colaboradores

De nada adianta investir em recursos para medir, extrair, filtrar e analisar os dados, se você não der poder para os funcionários agirem de forma autônoma. Esqueça a ideia de centralizar as decisões apenas naqueles que ocupam altos cargos de liderança: é necessário que os funcionários tenham liberdade para decidir com agilidade no dia a dia.

Do contrário, você acabará gerando apenas mais confusão, empecilhos e retrabalho no dia a dia. Ou você acha sustentável acionar o líder da equipe cada vez que os funcionários se depararem com um dilema gerado por dados? Se você não se sente seguro em dar esse nível de autonomia, é hora de capacitar e empoderar os funcionários para que suas decisões baseadas nos dados sejam as melhores possíveis. 

4. Premie o mérito e reconheça conquistas

Uma ótima maneira de impulsionar transformações organizacionais é premiar e reconhecer aquilo que está dando certo dentro das mudanças que você pretende implementar na sua empresa.

Você pode fazer isso de forma espontânea, quando um resultado inesperado ou impressionante é obtido em alguma das áreas da empresa devido ao uso, análise ou interpretação de dados, ou criar campanhas internas em que os funcionários ou times concorrem entre si pelo prêmio, que tem critérios bem definidos. 

5. Seja o primeiro a dar o exemplo

Quando falamos em data-driven, uma recomendação que serve para qualquer aspecto da empresa também pode ser utilizada: você, na condição de líder, chefe ou sócio da empresa, precisa dar o exemplo.

Quando tomar decisões que impactem um grande número de pessoas ou sejam cruciais para a empresa, divulgue dados que justifiquem essa decisão e seja transparente para mostrar que você levou os números em consideração.

Fazendo isso, você mostra que a cultura data-driven é muito mais do que uma tendência: já foi incorporada ao dia a dia da empresa.

É assim que os funcionários vão se sentir motivados e engajados no dia a dia.

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