casequizyourneglish

QUIZ YOUR ENGLISH

QUIZ YOUR ENGLISH

5 minutos de leitura

A Cambridge Assessment English, reconhecida como uma das maiores referências no ensino da língua inglesa em nível global, buscava por uma solução tecnológica para ampliar o aprendizado e o uso da língua inglesa pelo mundo.
Para isso, a instituição de ensino, ligada à Universidade de

Cambridge e especializada em qualificações do idioma para mais de 5 milhões de pessoas todos os anos, procurou a Bravi.
Cocriadora e coproprietária do IELTS (International English Language Testing System), o mais importante exame de proficiência em língua inglesa do mundo, a Cambridge Assessment English procurava por uma solução que aliasse mobile learning com gamificação.

O desafio era grande, já que a Cambridge Assessment English tem mais de 800 anos de tradição e qualidade no ensino e trabalha com exames utilizados por mais de 25 mil instituições de ensino, empregadores e agências governamentais de imigração para validar o nível de conhecimento da língua inglesa no mundo.

Solução baseada em perguntas e respostas

Avaliar e medir a qualidade do ensino da língua inglesa sempre foi o foco e a grande expertise da Cambridge Assessment English. Mas a instituição de ensino percebeu que precisava também contribuir com a difusão da língua inglesa pelo mundo. Daí surgiu a ideia de focar na abrangência do uso dos smartphones em conjunto com o uso da gamificação.

Para atender às expectativas do cliente, a Bravi indicou o uso e a customização do Bravi Quiz, aplicativo no formato de perguntas e respostas que estimula os usuários a se desafiarem em duelos de conhecimento.

Por ser um aplicativo white label com tecnologia BYOD (Bring Your Own Device), que permite a utilização da estrutura da solução como base e a customização das funcionalidades para a necessidade de cada cliente, o Bravi Quiz foi utilizado como base para o Quiz Your English, feito sob medida para a Cambridge Assessment English.

Gamificação com engajamento

Com as customizações feitas e a infraestrutura adequada por trás do Quiz Your English, o aplicativo focado em disseminar a língua inglesa pelo mundo ultrapassou a marca de 650 mil downloads em pouco mais de 150 países em pouco tempo.

Todas as perguntas do Quiz Your English exigem respostas em até 10 segundos, o que torna o jogo ágil e dinâmico. Quem encontra a alternativa correta mais rápido recebe mais pontos e, ao fim de cinco perguntas, vence quem tiver a maior pontuação.

O Quiz Your English, se destaca por utilizar, de forma coordenada, as seguintes características e elementos combinados:

Gamificação: ao invés de aprender inglês da maneira tradicional, passando horas em uma sala de aula, lendo diversos livros didáticos e fazendo diversos trabalhos e provas, o usuário que experimenta um aplicativo baseado em gamificação aprende enquanto se diverte, o que facilita a memorização e, por consequência, o aprendizado;

Usabilidade: a experiência do usuário é facilitada com o aplicativo respondendo às interações de forma rápida, funcional, intuitiva, organizada e fácil;

Aprendizado: o conteúdo apresentado para o usuário apresenta valor na curva de aprendizado do idioma, com a pessoa percebendo sua evolução na busca por conhecimento ao mesmo tempo em que ela se diverte no processo;

Engajamento: propiciado pela lógica da gamificação, assim como pela possibilidade que o aplicativo apresenta de o usuário desafiar amigos e conhecidos, pelo ranking de resultados que estimula a busca da melhoria contínua e do aperfeiçoamento;

Praticidade: as regras do aplicativo são claras e fáceis de entender. Cada usuário deve responder cinco perguntas em até 10 segundos cada uma. Isso faz com que cada “duelo” dure menos de um minuto, o que torna o aprendizado algo prático, que pode ser feito entre atividades do dia a dia do usuário;

Micro-learning: por terem uma duração curta, os jogos do aplicativo facilitam a repetição constante dos desafios, o que segue o princípio do micro-learning. Esta metodologia prevê que o aprendizado seja feito através de pequenos e repetitivos ciclos, fazendo com que os exercícios sejam pulverizados em pequenas partes que podem ser desenvolvidas durante dias e semanas;

Diversão: mais do que aprender a língua inglesa, o usuário que utiliza o aplicativo se diverte em um processo que alia aprendizado com entretenimento, o que torna as necessárias pausas nas atividades cotidianas em momentos produtivos.

Resultado: aprendizado bem avaliado

O sucesso do aplicativo Quiz Your English foi imediato e crescente. Além da solução ter superado a marca de 1 milhão de downloads em mais de 150 países em pouco tempo, a frequência do uso do aplicativo é outro ponto de destaque.

Todos os dias são jogados, em média, 18 mil jogos no aplicativo. O tempo médio que cada usuário passa conectado e aprendendo é de 4,5 minutos, o que dá uma média de cinco disputas por usuário a cada dia.

Quando o Quiz Your English foi lançado, uma análise do site TechTudo destacou como qualidades da solução desenvolvida pela Bravi para a Cambridge Assessment English, o “design simples e interface fácil de usar”, “a jogabilidade divertida” e a “competição com pessoas reais”. A nota para o aplicativo dada pelo TechTudo foi 9,5, com nota máxima (10) para os itens interface, usabilidade e performance.

logotipo do Whatsapp