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Cambridge Assessment English

Cambridge Assessment English

10 minutos de leitura

Discovery: para difundir conhecimento, mobilidade

Responda rápido: que estratégia você usaria para difundir uma ideia rapidamente ao redor do mundo?

E se não fosse uma ideia, mas um idioma?

Não é novidade para ninguém que o inglês é o idioma mais estudado do mundo.

A estimativa é de que 1,5 bilhão de pessoas falem inglês ao redor da Terra. O número é impactante, mas representa apenas 20% dos habitantes do planeta.

Isso significa que ainda há muito espaço para crescer. A questão é: como animar os estudantes ao redor do mundo? 

Como fazer tudo isso de forma simples, rápida e barata?

Foram essas perguntas que Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge, sempre considerada entre as melhores universidades do mundo, trouxe para a Bravi.

Reconhecida como uma das maiores referências na língua inglesa em nível global, Cambridge Assessment English fornece qualificações de idioma para mais de cinco milhões de pessoas todos os anos e é co-criadora e co-proprietária do IELTS – International English Language Testing System – o mais importante exame de proficiência em língua ingles do mundo para migração internacional e educação superior.

Os exames são utilizados por mais de 25,000 instituições de ensino, empregadores e agências governamentais de imigração para validar o nível de conhecimento no idioma, e está diretamente associado à credibilidade de Cambridge, com sua tradição de mais de 800 anos.

Por muito tempo, avaliar e medir a qualidade do ensino do idioma foi o grande foco — e a grande expertise — da universidade, mas eles perceberam que era necessário ir além, contribuindo também para difundir a língua inglesa ao redor do mundo.

Para contribuir com esse propósito, a ideia foi recorrer aos dispositivos mobile. O objetivo era unir a abrangência dos smartphones ao conceito de gamificação, mas eles precisavam de ajuda para fazer isso.

E é aí que começa a jornada da Bravi com Cambridge Assessment English.

Journey: a customização como solução

Com a missão de desenvolver um aplicativo capaz de difundir o conhecimento sobre a língua inglesa em nível global, a Bravi recorreu ao Bravi Quiz.

Produto já tradicional dentro da empresa, esse aplicativo foi desenvolvido no formato de perguntas e respostas, e permite que usuários se desafiem em duelos de conhecimento.

Ele geralmente é utilizado por empresas interessadas em explorar os conceitos de gamificação e mobile learning para capacitar e treinar seus funcionários. 

Pense em uma empresa que pretende alavancar o conhecimento da equipe a respeito de uma determinada rotina dentro da companhia, como a instalação de um software de gestão.

Por meio do quiz, é possível disseminar conteúdo entre os funcionários que utilizam seus próprios smartphones, um recurso indispensável nos dias atuais. Essa prática é conhecida no meio da tecnologia como Bring Your Own Device (BYOD).

Do ponto de vista da plataforma, a grande sacada está na customização: por ser um aplicativo white label, é possível utilizar a estrutura do aplicativo como base, e apenas customizar as funcionalidades para a necessidade de cada cliente.

No caso do Quiz Your English, como o aplicativo foi batizado, houve dois grandes desafios: a implementação de novas funcionalidades e a concepção de sistema que garantisse a abrangência global necessária para o app. 

Vamos por partes? 

Entre as funcionalidades desenvolvidas exclusivamente neste projeto, destaca-se os tópicos pagos e os tópicos fechados (com acesso por código).

Com os tópicos pagos, nós personalizamos o game para fornecer uma preparação mais aprofundada.

Como a proposta do jogo é desafiar usuários de todas as partes do mundo em um game rápido e divertido, a tecnologia embarcada precisa atender a todos os requisitos necessários para que uma ideia tão ousada funcione.

Isso significa que um usuário na rede wifi de um lado do mundo, precisa competir com um usuário utilizando a rede GPRS, do outro lado. E o aplicativo não pode travar.

Para fazer isso, não existe mágica: é preciso investir em ótimas práticas de desenvolvimento mobile.

Além de seguir à risca os guidances do Android e do iOS, foi necessário apostar alto nos processos de teste e qualidade. Para isso, a Bravi analisou os dispositivos mais utilizados ao redor do mundo e utilizou os aparelhos para fazer os testes, cobrindo sempre os melhores casos.

Na prática, foi um processo de qualidade alavancado em análises de dados e automação de testes, para poder experimentar as novidades e testar todas as funcionalidades em diversos dispositivos.

Outra solução que precisou ser implementada durante a nossa jornada com o Quiz Your English diz respeito ao sistema de backend. Para suportar o aumento de carga, o aplicativo exigiu constantes adaptações.

Saímos de uma arquitetura tradicional, com um data center na Alemanha, e migramos para a Google Cloud na Inglaterra. Tudo isso para evoluir o backend e deixá-lo à altura da demanda.

Todas isso foi feito para que o aplicativo rodasse sem percalços no maior número possível de dispositivos, proporcionando uma experiência agradável aos usuários. 

E é exatamente isso que a gente começa a analisar no próximo tópico da nossa interação com Cambridge Assessment English, quando falaremos da experiência de quem usa a plataforma. 

Experience: duelos de conhecimento para aprender mais

Não é difícil entender por que o aplicativo Quiz Your English deu tão certo.

E quando a gente fala que deu certo, estamos falando de mais de 650 mil downloads em mais de 150 países.

Ao baixar o aplicativo, o usuário escolhe entre criar um cadastro ou fazer login com a conta do Google ou do Facebook. A partir daí, já é possível selecionar o nível de dificuldade, que vai de iniciante a avançado, para começar a enfrentar adversários. Todas as perguntas exigem uma resposta em até dez segundos, o que torna o jogo mais ágil e dinâmico. Quem encontra a alternativa correta mais rápido recebe mais pontos em cada pergunta. Ao fim das cinco perguntas, vence quem tiver feito mais pontos. 

Há uma série de características do Quiz Your English que conquistaram o público e explicam seu sucesso: gamificação, usabilidade, aprendizado, engajamento, praticidade, micro-learning e diversão, para citar apenas alguns.

Vamos tentar explicar como o jogo funciona enquanto tratamos brevemente desses tópicos, separadamente.

Tudo começa pela gamificação, essa palavrinha da moda. Coloque-se no lugar de quem precisa melhorar o seu nível de conhecimento sobre o idioma. Frequentar a sala de aula, debruçar-se sobre livros didáticos e fazer uma série de trabalhos e provas é a maneira mais tradicional de aprender uma língua. Só que pode ser a mais cansativa e entediante também. Com a gamificação, o usuário ganha uma alternativa que complementa o seu estudo, porque aprende enquanto se diverte. É isso que está por trás do Quiz Your English. 

A usabilidade da plataforma diz respeito especificamente à experiência dos usuários. O aplicativo é rápido, funcional, intuitivo, organizado e muito fácil de usar. Se não fosse assim, dificilmente ele teria caído no gosto dos usuários, que são cada vez mais exigentes.

O aprendizado diz respeito ao conhecimento que é adquirido ao longo dos jogos. Os usuários permanecem jogando porque veem valor no conteúdo e percebem que estão evoluindo enquanto se divertem.

Já o engajamento existe por diversos fatores, que podem ser explicados pela gamificação em si, pela possibilidade de desafiar amigos e conhecidos, pelo ranking que estimula uma melhoria contínua e pela busca por aperfeiçoamento, já que é possível comparar o próprio desempenho e enxergar a evolução.

Mas talvez nada disso fizesse sentido para os usuários se o aplicativo não fosse prático: como os jogos são divididos em cinco perguntas e há até dez segundos para responder cada pergunta, um enfrentamento dura menos de um minuto. Isso significa que é possível jogar uma partida na fila do supermercado, ou várias na recepção de um consultório, para ficar com apenas alguns exemplos.

E é justamente por serem tão curtos que os jogos permitem uma repetição constante, dentro da ideia de micro-learning, que pode ser explicada como pequenos (mas repetitivos) ciclos de aprendizado, em que, em vez de ficar uma hora focado em determinada atividade, os exercícios são diluídos em partes pequenas ao longo de dias e semanas.

Finalmente, o aplicativo deu certo porque é divertido. Ao mesmo tempo em que funciona para quem quer aprender o idioma, ele é um desafogo para quem está exausto e procura um entretenimento que também seja, de certa forma, produtivo.

Results: um alcance realmente global

Agora que você já sabe como foi o processo de descoberta, a jornada e a experiência do projeto da Bravi com Cambridge Assessment English, chegou a hora de mostrar os resultados impressionantes do Quiz Your English.

O número mais expressivo diz respeito ao total de downloads: foram mais de 650 mil, somando as plataformas Android e iOS.

O número de usuários também é impactante, mas um pouco menor: 554 mil, porque alguns acabam baixando o aplicativo mais de uma vez.

Temos orgulho em dizer que o Quiz Your English alcançou — de fato — todas as regiões do planeta, porque há usuários de mais de 150 países.

Todos os dias, são jogados em média 18 mil jogos. Desde que o aplicativo foi lançado, já foram disputadas 6,9 milhões de partidas.

O tempo médio que cada usuário dedica ao aplicativo por dia é de 4,5 minutos, e mostra como o conceito de micro-learning foi bem recebido pelo público.

Finalmente, ficamos orgulhosos em verificar que o sucesso do Quiz Your English também repercutiu no Brasil. 

Em matéria no site do Techtudo, o aplicativo tem o seu download recomendado, e o artigo é repleto de elogios como “design simples e interface fácil de usar” e “jogabilidade divertida, com itens extras para usar”. 

A nota do Techtudo para o aplicativo é 9,5, com 10 nos itens de interface, usabilidade e desempenho, e 8 no item de funcionalidades. “É muito útil para quem já assistiu a aulas no passado e não quer deixar o inglês enferrujar. O download é gratuito e, certamente, vale a pena”, conclui o portal.

Mais do que um excelente exemplo de como a gamificação é capaz de conquistar números impressionantes, a parceria entre Bravi e Cambridge Assessment English mostrou que, quando um mesmo propósito une as empresas, os ótimos resultados são consequência inevitável.