CIEE - Bravi

howciee

Discovery: depois do Inception, a descoberta

Discovery: depois do Inception, a descoberta

1 minuto de leitura

Se a tecnologia avança, quem aposta na capacitação a distância não pode ficar estagnado.

Pensando nisso, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de São Paulo, uma das maiores instituições do Brasil quando o assunto é integrar estudantes e empresas, decidiu investir em uma nova ferramenta de LMS (Learning Management System).

Também conhecida como Sistema de Gestão de Aprendizagem, essa plataforma de ensino online permite oferecer cursos e fazer toda a gestão da modalidade de ensino a distância, com controle de acessos, fornecimento de materiais e realização de exames.

O CIEE escolheu o Canvas como sua nova ferramenta de LMS, e foi isso que aproximou a empresa da Bravi, já que nós somos o parceiro para customizar a ferramenta no Brasil.

Antes de customizar a plataforma, no entanto, era necessário compreender em detalhes os desejos do CIEE, para descobrir se o Canvas seria capaz de suprir todas as necessidades.

Mas há um desafio: quem não é da área pode ficar confuso no momento de definir prioridades e elencar os recursos desejados. Se o projeto começar de forma equivocada, fica bem mais difícil alcançar um resultado satisfatório no final.

Por isso, a Bravi deslocou uma equipe até São Paulo, onde desenvolveu a atividade de Inception.

Nesse trabalho, que exige imersão no cotidiano do cliente, nossos profissionais conseguem diagnosticar todas as necessidades do projeto, e elaboram junto com o cliente uma proposta de solução dentro do escopo de atuação da Bravi.

No caso do CIEE, a Bravi enviou um Tech Lead, um especialista em UX e outro em UI. A ideia inicial era fazer um inception padrão, desenhando as jornadas e alguns protótipos, mas descobrimos que a necessidade da empresa era muito maior do que o projetado inicialmente.

Era necessário desenvolver um sistema de educação a distância para o CIEE por meio da customização do Canvas. 

Havia necessidade de um portal tanto para o público interno (funcionários do CIEE) como para o externo, focado nos estagiários e aprendizes que fariam os cursos.

Nosso relacionamento começou pelo portal voltado ao público interno, chamado de Universidade Corporativa. Foi a nossa primeira entrega para o CIEE, e envolveu um complexo planejamento para conseguir colocar a plataforma no ar nos prazos estipulados. 

Antes de avançar para explicar em detalhes como ocorreu o desenvolvimento da Universidade Corporativa, precisamos lembrar que nosso primeiro contato com a empresa foi em abril de 2017, quando eles deram o pontapé inicial ao processo de transformação digital. 

Em setembro do mesmo ano, a Bravi realizou o Inception na sede do CIEE em São Paulo, e recebeu a autorização para iniciar os processos no mês de dezembro.
Apesar das dificuldades que surgiram no momento de entender o problema do CIEE e desenvolver a primeira proposta de solução, os maiores desafios ainda estavam por vir. E é isso que veremos na jornada da Bravi com o CIEE.

Journey: transformação digital pela customização

Journey: transformação digital pela customização

1 minuto de leitura

Assim que a parceria da Bravi com o CIEE teve início, surgiu o primeiro grande desafio do projeto.

A empresa desejava customizar o Canvas para fornecer um sistema chamado de Universidade Corporativa, voltado aos funcionários da instituição, e precisava do produto finalizado em pouco mais de 30 dias.

Novamente, a Bravi era desafiada a correr contra o tempo para mostrar o seu valor. 

A customização do sistema reunia opções de matrículas integradas com a base de dados do CIEE para mostrar todas as trilhas de conteúdo que poderiam ser estudadas pelos funcionários.

Para isso, tivemos que desenhar, aprovar, desenvolver, integrar com o Canvas e, aí sim, lançar. 

Entre as customizações que inserimos na plataforma, estão o fluxo básico de cadastro quando um funcionário é contratado, a sua matrícula no Canvas e o acesso imediato às trilhas de conteúdo consideradas obrigatórias pelo CIEE. 

A partir daí, o funcionário pode acessar a plataforma e navegar no Canvas de maneira fluida, sem precisar sair do sistema de gestão da empresa para consultar o Canvas.

Também precisamos customizar o fluxo do aluno dentro da plataforma. Isso porque os algumas trilhas oferecidas pelo CIEE são sequenciais: só é possível fazer o segundo curso depois de concluir o primeiro. Como resultado, tivemos que nos debruçar sobre o Canvas para montar esse modelo, já que ele não é nativo da plataforma.

A dedicação da equipe da Bravi nessa jornada com o CIEE foi reconhecida pelo cliente. É o que atesta o Gerente de Sistemas e Processos do CIEE, Mauricio Andreatta.

“Tínhamos um desafio enorme de lançarmos a Universidade Corporativa do CIEE em cima da Plataforma do Canvas em um tempo muito curto. Além disso o ambiente deveria ser responsivo, moderno, amigável e intuitivo. O que considero um ponto chave desse projeto era que a Universidade Corporativa seria o primeiro sistema que entraria em produção, mas outros quatro também seriam suportadas por essa plataforma, portanto deveríamos olhar para o todo para reaproveitarmos ao máximo os desenvolvimentos, evitando retrabalhos e duplicidades”, lembra Andreatta. 

Todas essas adaptações foram solicitadas pelo CIEE e desenvolvidas pela equipe da Bravi para o sistema Universidade Corporativa, focado nos funcionários da empresa. A partir do próximo tópico, você entende qual foi a experiência obtida pelos colaboradores com a plataforma.

Experience: informação é poder

Experience: informação é poder

1 minuto de leitura

Ao implementar a Universidade Corporativa, a Bravi revolucionou a maneira como os funcionários do CIEE interagiam com os cursos internos da instituição, e garantiu instrumentos de análise e controle para solucionar problemas que pareciam crônicos para a empresa. 

Para entender como isso aconteceu, é preciso analisar a interação dos funcionários com os cursos, começando pelas primeiras horas de empresa.

Antes da plataforma ser implementada, a grande maioria dos cursos internos era realizada de forma presencial. 

As aulas exigiam reserva de um espaço adequado, combinação de horários, deslocamento de todos os envolvidos e dedicação exclusiva de instrutores da área de Recursos Humanos para efetuar o treinamento.

Depois que a Universidade Corporativa foi criada, a maioria dos cursos passaram a ser ministrados de maneira virtual, utilizando os recursos disponíveis na plataforma customizada pela Bravi de acordo com os critérios estabelecidos pelo CIEE. 

Além de tornar o conteúdo mais acessível, flexibilizar o aprendizado e reduzir custos — virtudes que podem ser associadas a quase todos os mecanismos de ensino a distância —, a Universidade Corporativa trouxe elementos de controle e gestão que antes não existiam.

Na prática, os gestores passaram a ter relatórios completos sobre a frequência dos funcionários. Antes, essas informações costumavam chegar de forma incompleta porque eram realizadas em sua maioria de forma manual. 

A partir da implementação, foi possível descobrir quais cursos eram mais populares, quais eram mais demandados, quais tinham uma frequência menor e quais não despertavam tanto interesse. 

Além de gerir a frequência e as matrículas dos alunos, essas informações permitiram ao CIEE repensar toda a estrutura de cursos oferecidos.

A experiência foi tão positiva que todos os cursos passaram a ser geridos por meio da Universidade Corporativa — inclusive aqueles que permaneceram sendo ministrados de forma presencial. 

Para os funcionários que realizaram os cursos, a experiência com a Universidade Corporativa também foi transformadora. Assim que um funcionário novo chegava ao CIEE, ele já era matriculado automaticamente nas trilhas de conteúdo obrigatórias. 

À medida em que avançava pelos conteúdos obrigatórios e aumentava o seu conhecimento por meio das aulas oferecidas na Universidade Corporativa, o funcionário podia manifestar seu interesse em outros cursos. 

De uma ponta a outra, a experiência do CIEE e dos funcionários com a Universidade Corporativa foi bem-sucedida, a ponto de gerar resultados surpreendentes para a empresa. 

É isso que veremos no próximo tópico da nossa relação com o CIEE.

Results: aprendizado na casa dos milhares

Results: aprendizado na casa dos milhares

1 minuto de leitura

Para entender o tamanho do sucesso da Universidade Corporativa, vale a pena analisar três critérios principais: o total de horas que os funcionários dedicaram à plataforma, o número de matrículas e a quantidade de colaboradores que acessaram os cursos.

  • No total, mais de 25 mil matrículas foram realizadas nos cursos da plataforma
  • Cerca de 3200 funcionários acessaram a plataforma desde que ela foi lançada
  • Lá, esses funcionários dedicaram 200 mil horas do seu tempo a aprender, de forma remota, os conteúdos oferecidos

Esses números são surpreendentes porque exigiram uma transformação organizacional

Basta lembrar que os funcionários migraram de cursos presenciais para cursos online sem passar por etapas intermediárias. 

A tecnologia é capaz de revolucionar a maneira como nos relacionamos com a educação — desde que haja disposição de todos os envolvidos, e o produto final esteja à altura das exigências.

Você concorda com essa conclusão?

Para o CIEE, os resultados obtidos com a customização da plataforma foram tão significativos que surgiram novos experimentos da empresa com o Canvas, além de dezenas de cursos que não estavam inicialmente previstos.

Atualmente, são oferecidos 59 cursos na Universidade Corporativa, em 10 trilhas diferentes, o que dá uma ideia da abrangência da plataforma e da importância que ela adquiriu no dia a dia dos colaboradores.

O resultado dessa parceria foi gratificante para todas as partes envolvidas, e rendeu elogios da equipe do CIEE. “Encontramos na Bravi um parceiro de extrema competência técnica e nível altíssimo de engajamento. Prazos cumpridos, estratégia sempre alinhada e muita qualidade no resultado final. A satisfação do CIEE foi plena, tanto que a parceria foi crescendo em outras frentes”, reconheceu Mauricio Andreatta, Gerente de Sistemas e Processos do CIEE.

Nos próximos artigos da nossa relação com o CIEE, nós vamos detalhar outras ferramentas que surgiram dessa interação inicial. 

Você vai entender como a Universidade Corporativa gerou novas possibilidades de ensino ao CIEE, tanto no que diz respeito aos aprendizes, como aos tutores

Fique atento ao nosso site e descubra em detalhes o que fazemos para revolucionar o aprendizado com nossos clientes!