casequalcomm

QC LINGO by QUALCOMM

QC LINGO by QUALCOMM

5 minutos de leitura

Líder global no desenvolvimento de soluções para smartphones, processadores e roteadores wireless, a Qualcomm tinha um desafio para enfrentar: ensinar rapidamente os jargões e a cultura da companhia para colaboradores que estavam entrando na empresa.

Com mais de 30 mil funcionários distribuídos em quase 140 cidades espalhadas por todos os continentes, a empresa percebeu que o “idioma” próprio da companhia, com suas siglas e abreviações, estava dificultando e postergando a evolução dos novos funcionários.

Buscando uma solução inovadora para este desafio, a Qualcomm procurou a Bravi para desenvolver um aplicativo que reúne os 100 principais jargões da empresa e que passou a ser utilizado por todos os novos funcionários para aprender a linguagem da empresa.

Solução com base em 4 questões

Toda empresa tem sua própria linguagem e na Qualcomm não seria diferente. Desafio dado pela empresa para a Bravi, o primeiro passo do trabalho em conjunto entre as companhias foi desenvolver e implementar uma solução que respondesse a quatro grupos de questionamentos:

1. Linguagem: Como os novos funcionários da Qualcomm podem aprender rapidamente o vocabulário da empresa?

2. Cultura: Como os novos colaboradores podem aprender sobre a Qualcomm e sua história para absorverem a visão e os valores da companhia?

3. Recursos: Como esses funcionários podem encontrar recursos verdadeiramente úteis, sem a perda de informações e de documentos, nesse caminho de aprendizado?

4. Integração: Como os novos colaboradores da Qualcomm podem fazer as perguntas certas no processo de entrada na empresa para que eles consigam estar mais rapidamente integrados aos times da companhia?

A escolha da tecnologia

A Bravi, junto com a Qualcomm, decidiu aplicar os conceitos de mobile learning e gamificação no desenvolvimento da solução customizada que a empresa global necessitava para otimizar o processo de aprendizado de seus novos funcionários.

O primeiro passo para isso foi escolher a melhor tecnologia para o projeto, um ponto essencial para economizar recursos, agilizar o tempo de desenvolvimento e facilitar a manutenção da plataforma.

A equipe da Bravi envolvida no projeto optou por uma tecnologia web. Essa escolha permitiu que fosse desenvolvido um aplicativo rápido, barato e funcional para múltiplas plataformas. Mas ao fazer a escolha por um aplicativo web, que precisa ter uma estrutura enxuta, surgiu o desafio de como entregar para os novos colaboradores da Qualcomm todas as funcionalidades que eles precisavam para serem educados rapidamente.

Desenvolvimento do algoritmo

Depois de escolhida a tecnologia para a solução que seria implementada, a equipe da Bravi considerou o embasamento científico sobre técnicas de aprendizado em dispositivos móveis para desenhar a interação dos usuários da Qualcomm com a plataforma.

A solução encontrada pela Bravi em conjunto com a Qualcomm foi desenhar um card para cada um dos 100 jargões utilizados pela empresa. Cada card tinha a explicação de cada termo e previa uma interação com o usuário.

Quando acessa cada conteúdo, os novos colaboradores da Qualcomm respondem conforme seu nível de compreensão, que pode ser alto, médio ou baixo. Com base nessa interação com o usuário, o algoritmo desenvolvido pela Bravi mostra os termos com maior ou menor frequência, buscando facilitar a assimilação do conteúdo conforme a evolução do aprendizado do colaborador da empresa.

Princípios científicos utilizados no desenvolvimento do algoritmo

Curva de esquecimento: teoria desenvolvida pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, que traça uma curva com o desempenho da memória humana, demonstra que as pessoas tendem a esquecer o que foi aprendido após dias ou semanas, a não ser que haja uma revisão do aprendizado;

Sistema Leitner: desenvolvida pelo jornalista científico alemão Sebastian Leitner, essa teoria utiliza flashcards para que o aprendizado seja mais efetivo. Conforme a pessoa acerta nas suas respostas, alguns flashcards passam para fases seguintes do aprendizado e podem ser revistos para melhorar a memorização de conceitos e o aprendizado de jargões e termos.

Autonomia no aprendizado

Com o aplicativo na palma da mão, os novos colaboradores da Qualcomm podem aprender com autonomia, sem que eles precisem passar por horas de treinamento e nem perder tempo lendo manuais extensos sobre diversos temas.

Quando abrem o aplicativo desenvolvido pela Bravi, os novos funcionários da Qualcomm encontram uma tela inicial com as opções play e look up (glossário). A opção look up (glossário) pode ser acessada pelo usuário a qualquer momento.

Ao dar play, o aplicativo começa a mostrar os jargões da Qualcomm em formato de cartas (flashcards), com suas respectivas descrições e estimulando a interação para entender o nível de conhecimento do usuário sobre cada conceito.

Depois do usuário responder se conhece o conceito através das opções “yes” (sim), “kind of” (um pouco) e “no” (não), o que revela o nível de conhecimento do usuário entre alto, médio ou baixo, o algoritmo interpreta a resposta e a utiliza como base para definir a frequência com que cada carta aparece no jogo.

Depois de interagir com uma sequência de cartas e de evoluir em seu aprendizado, o usuário pode acessar uma seção no aplicativo na qual ele pode analisar a evolução em sua jornada, com relatórios e índices sobre seu desempenho.

Resultado: integração ágil e prática

Com o aplicativo pronto, a Bravi e a Qualcomm conduziram um teste da solução com todas suas funcionalidades com um grupo de colaboradores das unidades no Reino Unido, na Índia e na China. A partir do resultado dos testes, foram aplicadas algumas melhorias na solução envolvendo a usabilidade do aplicativo.

Ao implementar a solução para todos os colaboradores novos da empresa, a Qualcomm transformou o processo de integração de seus colaboradores. Com a solução criada pela Bravi, esses colaboradores conseguiram tirar suas dúvidas de forma rápida logo nos primeiros dias de trabalho, além de poupar tempo de treinamento e de tornar a rotina mais prática e assertiva para todos os funcionários.

Efeitos práticos:

Engajamento no aprendizado

Maior memorização dos conceitos

Curva mais rápida de aprendizado

Economia de tempo e de recursos com treinamentos

logotipo do Whatsapp