casebrf

BRF

BRF

7 minutos de leitura

Uma das maiores produtoras de alimentos do mundo, a BRF possui 27 fábricas e conta com um sistema logístico avançado com 22 centros de distribuição no Brasil.

Um dos grandes desafios da empresa, que conta ainda com fábricas nos Emirados Árabes, Turquia e Arábia Saudita e atende clientes em mais de 117 países, é o de padronizar procedimentos e ferramentas utilizadas por seus colaboradores em diferentes áreas da operação.

Com o desafio de modernizar as práticas de aprendizagem dos conteúdos e dos conceitos que fazem parte dos nove pilares do Sistema de Excelência Operacional (SEO) e de aumentar a adesão dos colaboradores com este aprendizado, a BRF procurou a Bravi.

Para atender às necessidades da gigante da área de alimentos no Brasil, a Bravi projetou duas soluções: o BRF Quiz, um aplicativo baseado em aprendizagem através da gamificação, e o BRF Games, um portal com análise de dados dos jogos, insights, gestão de usuários e conteúdos, entre outras funcionalidades.

Transformação digital na aprendizagem

Com o objetivo de padronizar e implementar um modelo único de operar em suas unidades, a BRF criou o SEO, sistema focado nos princípios da simplicidade, clareza, gestão da rotina e disciplina operacional.

Um dos programas que fazem parte do Sistema de Excelência Operacional é o Eu Sou Top!, que tem o objetivo de facilitar a disseminação de conhecimento pelas lideranças da BRF e proporcionar o reconhecimento dos colaboradores mais engajados dentro dos pilares do SEO.

Até a BRF procurar a Bravi buscando uma solução simples, focada em usabilidade, conectividade e baseada em gamificação para ampliar o programa Eu Sou Top! na empresa, a disseminação de conhecimento era feita da forma tradicional, com cursos, palestras e workshops em sala de aula.

Depois do sucesso do uso do app BRF Quiz com o perfil de supervisores em 2019, a BRF trabalhou, junto com a Bravi, na ampliação desta solução para outras cinco funções em 2020. Para atender às necessidades do cliente, foram feitas algumas customizações no aplicativo baseadas no uso de filtros específicos e na inclusão de usuários por categoria.

O aplicativo BRF Quiz foi utilizado, em 2020, por supervisores e coordenadores, que faziam parte da categoria 1; por especialistas de produtividade, analistas e trainees, incluídos na categoria 2; e por operadores líderes, participantes da categoria 3.

Os conteúdos disseminados com base nos nove pilares do SEO variavam conforme a categoria e, consequentemente, a função do colaborador da BRF. Uma das customizações feitas no quiz foi a de permitir login segmentado por categoria.


O aplicativo foi customizado em outras duas direções: com a disponibilização de tópicos e questões conforme a categoria do usuário e com o uso de filtros para identificar os rankings de cada categoria por função, área e região.

Desafios

Mas como o aplicativo funcionava na prática?

Na tela inicial do app, o usuário tinha duas possibilidades para jogar: desafiar alguém para um duelo ou optar para jogar sem desafiar uma pessoa específica. No primeiro caso, o colaborador da BRF poderia digitar o nome de um colega para chamá-lo para o desafio. No segundo caso, o aplicativo escolhia um jogador da mesma categoria de forma aleatória.

Cada jogador tinha acesso a questões que eram importantes para sua categoria. Ou seja, o aprendizado era segmentado e direcionado conforme os perfis definidos pela BRF.

Em cada duelo, o jogador respondia a cinco perguntas, com quatro alternativas de resposta cada uma. Cada resposta deveria ser dada em até 10 segundos. A pontuação era maior conforme a rapidez na resposta. Ou seja, em um duelo, não bastava responder de forma correta, mas responder rápido.

“O BRF Quiz veio para ajudar o programa Eu Sou Top!. Começamos com o público dos supervisores, em 2019. O quiz veio voltado para a aprendizagem dos conteúdos dos nove pilares do SEO. Em 2020 e 2021, rodamos o quiz para um público maior. Ele veio para ajudar esses conhecimentos a serem incorporados, fazendo a galera lembrar os conteúdos.

Juliana Martins, analista de gestão da BRF

Portal com dados integrados e em tempo real

No início do projeto foi identificada a necessidade da criação de um portal que trouxesse relatórios e dados de uso do BRF Quiz em tempo real. Por isso a Bravi desenvolveu e colocou no ar, já em 2020, o portal BRF Games, com algumas funcionalidades desenhadas para atender às necessidades da BRF dentro do programa Eu Sou Top!

Funcionalidades do portal

Perfis de permissão de acesso diferenciados, com diferentes camadas de visualização de dados (player, manager, admin)

Regra de quartis (ponderação) da pontuação do BRF Quiz, para se equivaler às pontuações de fontes da BRF;

Análise de dados: com a disponibilização de dados como aderência, número de jogos, horas de treinamento, % de acerto das questões por dia jogados, relatórios de insights diários e por desafios, entre outros dados atualizados em tempo real;

Gestão e importação de usuários

Ranking completo do Eu Sou Top!

Importação das pontuações de fontes BRF: GPD (Gestão por Diretrizes), Melhores Práticas, SST (Saúde e Segurança do Trabalho)

Detalhamento por usuário e pontuações mensais

Integração com o quiz com atualização do ranking

Todas essas funcionalidades do portal BRF Games facilitaram para os gestores da BRF o acompanhamento em tempo real da curva de aprendizado dos colaboradores da empresa. Além disso, a transparência dos dados e os insights fornecidos pelo portal facilitavam a tomada de decisão dos gestores para o reforço de alguns conteúdos que estavam sendo menos absorvidos pelos diferentes perfis que integravam as três categorias do BRF Quiz.

“Quando era semana de desafio do BRF Quiz, tinha uma movimentação diferenciada nas unidades. A gente tinha os dados reais da semana que mostravam que a taxa de acerto era mais baixa na segunda-feira e que, na sexta-feira, essa taxa já estava em 80% ou mais. Isso significa uma curva de aprendizagem das pessoas de tantas vezes que elas respondiam sobre aquele tema e, depois, começavam a lembrar das respostas.”

Juliana Martins, analista de gestão da BRF

Ampliação do programa

Depois da fase de testes com o perfil dos supervisores em 2019 e do primeiro ano com o BRF Quiz sendo implantado com desafios mensais para seis funções da empresa, em 2021 o programa foi ampliado.

A categoria 2 do projeto, que em 2020 contava com especialistas de produtividade, analistas e trainees, passou a ter ainda engenheiros de manutenção e engenheiros de segurança do trabalho. A categoria 3, que no ano anterior era formada apenas por operadores líderes, passou em 2021 a contar também com técnicos de produção.

O número de desafios mensais durante o ano também aumentou. Em 2020, foram promovidos seis desafios de cinco dias cada um entre os meses de junho e novembro. No ano seguinte, o número de desafios passou para 10.

Na prática, a adoção crescente da solução criada pela Bravi para a BRF aumentou o engajamento e o envolvimento dos funcionários da empresa com os conteúdos dos nove pilares do Sistema de Excelência Operacional.

Em todos os meses em que os desafios foram promovidos, ficou comprovado que a taxa de acertos das questões, aumentava conforme os colaboradores da empresa participavam das disputas. Quem jogava mais, aprendia mais os conteúdos relevantes para a empresa.


Alguns números do BRF Quiz e do programa Eu Sou Top!

No início do projeto foi identificada a necessidade da criação de um portal que trouxesse relatórios e dados de uso do BRF Quiz em tempo real. Por isso a Bravi desenvolveu e colocou no ar, já em 2020, o portal BRF Games, com algumas funcionalidades desenhadas para atender às necessidades da BRF dentro do programa Eu Sou Top!

1.766 colaboradores envolvidos no treinamento gamificado

3 regiões participantes: Central, Centro Oeste e Sul

6 áreas: agropecuária, aves, industrializados, manutenção e utilidades, suínos e suporte

9 funções: supervisores, coordenadores, especialistas de produtividade, analistas, trainees, engenheiros de manutenção, engenheiros de segurança do trabalho , operadores líderes e técnicos de produção

logotipo do Whatsapp